sexta-feira, 17 de setembro de 2010

IBGE disponibiliza gratuitamente imagens Alos da Amazônia e Nordeste

A partir de terça-feira (14/9), os usuários de serviços de mapeamento, cartografia e avaliação de recursos naturais contarão com novas imagens de satélite da Amazônia Legal e da região Nordeste.

As 2,1 mil imagens disponibilizadas no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) possuem resolução de 20 metros, são recentes (obtidas entre abril e setembro de 2008) e passaram pelo processo de ortorretificação (tiveram deformações de relevo corrigidas e coordenadas geográficas incluídas).

As novas imagens ortorretificadas cobrem 17 estados, somando uma área total de mais 6,3 milhões de quilômetros quadrados, o que corresponde a aproximadamente 74% do território nacional. Elas podem ser acessadas neste endereço.

As imagens foram adquiridas pelo Phased Array L-band SAR (Palsar), um sensor de radar de abertura sintética (SAR) que opera na banda L. Os sensores imageadores de radar como esse são especialmente úteis devido à sua capacidade de gerar imagens mesmo em regiões cobertas por nuvens, uma situação frequente nas regiões Norte e Nordeste do país. Além disso, as imagens ortorretificadas pelo IBGE têm dupla polarização, característica que permite uma melhor interpretação, pelo usuário, das informações contidas nas imagens.

O Palsar é um dos sensores a bordo do satélite Alos, lançado pela agência espacial japonesa (JAXA) em janeiro de 2006.

Fonte: MundoGE, 16/09/2010.

Para Acessar a base de dados do IBGE da imagens Alos é só clicar no link ao lado: ftp://geoftp.ibge.gov.br/Alos

Um comentário: